segunda-feira, 25 de maio de 2009

26 anos de "não-vida"


Hoje eu completo 26 anos de bactéria na infecção. E a única certeza que tenho em mente é o fato de não ter construído nada. De ser somente uma bactéria no mundo do pus, e saber que a infecção é resultado de todos. Tenho certeza que sairei desse palco interpretando a canção desconhecida, até mesmo por mim. Por isso, eu tenho andado por covas e infernos parecidos com os tempos de guerra, embora há quem diga que é na guerra que nós encontramos o verdadeiro sentido da vida. Na real, minha guerra não tem lados, só eu nela. Não sei de fato o que acontece, mas sei que atiro e me defendo nas coxia. E nelas, acordo hoje completando mais um ano de vida vazia, apenas sonhando os sonhos de alguém invisível, e cheios de vícios que não compreendo ou não quero compreender.

A vida é sem dúvida uma odisseia, não aquela de Odisseu, mas aquela de Hércules e suas tarefas, e no meu caso a deusa Atenas, antes defensora do herói, torna-se umas das minhas inimigas. Não tenho aliados, nem defensores e nem amigos. Viver é uma tarefa árdua, para quem nasceu sem direitos, mas com varias obrigações, e conhecendo que as obrigações são de fato algo imutável. E são. Eu sou o herói? Uma vez, participando de uma oficina de teatro, um diretor teatral (Ronaldo Braga), perguntou-me: "O que te motiva a não se matar quando você acorda pela manhã?" Confesso que até hoje, nessa data em que completo mais um ano de "não-vida", ainda não sei a resposta dessa pergunta. Não é possível que alguém saiba. Não há motivos. Vivemos na esperança de não acordar no amanhã, mas nossa esperança termina na manhã e renasce ao anoitecer. Somos covardes, por isso não nos matamos. Eu sou um covarde por isso deixo a vida cumprir seu papel, de me mostrar as minhas fragilidades, humilhar-me na prateia de pus e depois extinguir-me.

Irei completar mais alguns anos de "não-vida", receberei presente pela minha existência de amigos e familiares, até mesmo dos meus inimigos. Cada um cumprindo o seu papel social. Que lindo... E ainda receberei durante os anos que se seguem na infecção, um livro, abrirei e declamarei o roteiro do pus nos palcos infectados de bactérias, e depois descerei ao ultimo palco dramático de toda "não-vida", o túmulo. Feliz Aniversário, Reinaldo Sousa. Felicidades, Paz e Sucesso!

Reinaldo Sousa. 24 de maio de 2009.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Palmatória para a verdade


“Estou me lixando para a opinião pública. Até porque a opinião pública não
acredita no que vocês escrevem. Nós nos reelegemos mesmo assim”.

Exmo Deputado Sergio Moraes


Atualmente, há uma onda que aterroriza as pessoas que dizem as suas verdades. Estou meio sensibilizado com o Deputado Sergio Moraes do PTB-RS, relator do conselho de ética. Acredito que estamos na hera da "PALMATÓRIA PARA A VERDADE". Ora, é sabido por todos, que muitos ou na sua totalidade os deputados e senadores deste grande pais estão mesmo se lixando para a opinião pública. Então porque o espanto, quando um dos mesmos verbaliza a verdade? Há alguma mentira na frase do exmo deputado?

Existem uma verdade inquestionável e uma que se pode pensar nessa frase do exmo deputado. Vamos fazer uma analise:

"Até porque a opinião pública não acredita no que vocês escrevem". Não acredito nessa frase pronunciada aos jornalista. Isso não é uma verdade. Acreditamos na mídia, fazemos leitura diária de jornais, revistas, televisão, radio e etc. Sabemos da influencia desses veículos na vida social, e quem são os donos desse instrumento de poder. Só que temos um problema cronico de memoria...

“Estou me lixando para a opinião pública [...]; Nós nos reelegemos mesmo assim”. Essas frases são inquestionáveis. Os políticos não precisam da opinião dos eleitores, a não ser nos dias que antecedem as eleições, então não entendo a indignação da mídia e dos brasileiros, pois isso é um fato, vide os políticos envolvidos no mensalão que tiveram seus nomes publicados, republicados e "reepublicados" pela mídia, eles em sua maioria foram reeleitos, e os que não foram, com certeza serão na próxima.

Parece que nós gostamos das verdades ocultas, expressa-las são proibidas. Engraçado... ainda se castigam as criancinhas que falam mentiras.

Aqui expresso minha solidariedade aos políticos que falam as verdades e as criancinhas que ainda apanham por dizerem mentiras.


Reinaldo Sousa. 22 de maio de 2009

quarta-feira, 20 de maio de 2009

A perda ou achado?

Em meu postagem "o sumiço" em 12 de maio de 2009, meu colega de faculdade e então amigo, publica o seguinte comentário:

"O sumiço para mim é uns dos seus melhores poemas. Rei, se esconder é um ato de covardia. Todos os covardes se escondem em meio as suas tumbas e suas religiões. Eu prefiro os que dão a cara ao tapa, mas sem dar o outro lado. O poema: O sumiço, para mim é uma crítica do poeta a si mesmo. Apareça, meu rei! Enorme abraços".

A resposta: "Quando nos escondemos, principalmente em nós mesmo, ninguém nos encontra, as vezes nem nós mesmos. O sumiço faz parte da vida, a arte de sair e entrar não é conhecida por todos, nos palcos as pessoas se sentem mais felizes. Eu me sinto mais feliz fora dele, interplentando a mim mesmo. Atrás da cortina eu posso ser eu mesmo. Sem mascara sociais, sem bandeiras, sem medos, sem doenças, enfim..."

"O meu poema, meu caro César Neto, é uma critica aos que permanecem no palco, tendo a consciência do espetáculo que acontece e ainda ajudam a construir o roteiro. Covardia é continuar no espetáculo!!!! Infelizmente, eu ainda sou um covarde, meu espírito ainda continua nos palcos. Abraçus meu amado amigo!".

Resultado: Eu perdi o amigo. Se é que se pode perder um amigo, ou nunca se achou ele? Eu não continuarei a falar o que penso, pois ofender é a primeira coisa que nós seres humanos aprendemos, assim que saímos da redoma. Mas, se alguém se ofende com a sinceridade entre amigos, esse é digno de pena e de um bom psicanalista.

Reinaldo Sousa. 18 de maio de 2009.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Não sei, não sei mais nada.

Eu sei que sou amado e que as pessoas gostam de mim naturalmente; Eu sei do meu potencial e das minhas limitações; Eu sei dos meus defeitos e ainda mais das minhas qualidades; Eu sei o quanto peno para conquistar as minhas próprias vitórias, mas sei com quem posso contar para a grande cruzada; Eu sei do afeto de minha mãe por mim, mas ainda da ligação que tenho nela; Eu sei do meu conhecimento e mais ainda da minha vasta ignorância; Eu sei dos meus anseios; Eu sei dos meus ódios e mais ainda dos meus amores; Eu sei dos meus sonhos, mas não esqueço os meus pesadelos; Eu sei e reconheço as minhas bandeiras, mas ainda a minha dignidade; Eu sei dos meus amigos e conheço os meus inimigos; Eu sei ser leal, mas ainda não bajular; Eu sei que amo, mas ainda sou oco.



Eu sei de poucas coisas, mas HOJE descobrir que talvez NADA SAIBA.

“Cavo e extraio estrelas nuas
De tuas constelações cruas
(…)
Não sei, não sei mais nada.
Só sei que canto de sede dos teus lábios”
Teu nome mais secreto, ADRIANA CALCANHOTTO.

terça-feira, 12 de maio de 2009

O sumiço


Não andes
pensando que me encontras,
se me escondo.

Meus esconderijos,
não são apenas em buracos,
estão atrelados em portas,
que só o diabo e seus anjos têm a chave.

Não andes
pensando que me encontras,
se me escondo.

Os atalhos
escondidos nos matos,
estão submergidos de mares,
que só Iemanjá e as suas tem a chave.

Não andes
pensando que me encontras
se me escondo.

Nos cemitérios
As tumbas parecem escuras e são.
Estão trancadas de silêncio,
Que só eu tenho a chave.

Não andes
pensando que me encontras
se me escondo.

Reinaldo Sousa. 12 de maio de 2009.

Dedico esse poema ao meu irmão, que hoje completa mais alguns anos de vida. Seja feliz, meu irmão... e tenha a chave do seu sumiço!

sábado, 2 de maio de 2009

Os sonhos

Os Homens e seus sonhos,
sonhos de sonhar com coisas boas.
sonhos de sonhar com coisas úteis.
sonhos de sonhar com coisas reais.

As Mulheres e seus sonhos,
sonhos de sonhar com coisas boas.
sonhos de sonhar com coisas úteis.
sonhos de sonhar com coisas reais.

Os Brancos e seus sonhos,
sonhos de sonhar com coisas boas.
sonhos de sonhar com coisas úteis.
sonhos de sonhar com coisas reais.

Os Negros e seus sonhos,
sonhos de sonhar com coisas boas.
sonhos de sonhar com coisas úteis.
sonhos de sonhar com coisas reais.


Reinaldo Sousa. 02 de maio de 2009.
Oferece esse escrito aos sonhos que nos apavoram quando acordamos.