segunda-feira, 25 de maio de 2009

26 anos de "não-vida"


Hoje eu completo 26 anos de bactéria na infecção. E a única certeza que tenho em mente é o fato de não ter construído nada. De ser somente uma bactéria no mundo do pus, e saber que a infecção é resultado de todos. Tenho certeza que sairei desse palco interpretando a canção desconhecida, até mesmo por mim. Por isso, eu tenho andado por covas e infernos parecidos com os tempos de guerra, embora há quem diga que é na guerra que nós encontramos o verdadeiro sentido da vida. Na real, minha guerra não tem lados, só eu nela. Não sei de fato o que acontece, mas sei que atiro e me defendo nas coxia. E nelas, acordo hoje completando mais um ano de vida vazia, apenas sonhando os sonhos de alguém invisível, e cheios de vícios que não compreendo ou não quero compreender.

A vida é sem dúvida uma odisseia, não aquela de Odisseu, mas aquela de Hércules e suas tarefas, e no meu caso a deusa Atenas, antes defensora do herói, torna-se umas das minhas inimigas. Não tenho aliados, nem defensores e nem amigos. Viver é uma tarefa árdua, para quem nasceu sem direitos, mas com varias obrigações, e conhecendo que as obrigações são de fato algo imutável. E são. Eu sou o herói? Uma vez, participando de uma oficina de teatro, um diretor teatral (Ronaldo Braga), perguntou-me: "O que te motiva a não se matar quando você acorda pela manhã?" Confesso que até hoje, nessa data em que completo mais um ano de "não-vida", ainda não sei a resposta dessa pergunta. Não é possível que alguém saiba. Não há motivos. Vivemos na esperança de não acordar no amanhã, mas nossa esperança termina na manhã e renasce ao anoitecer. Somos covardes, por isso não nos matamos. Eu sou um covarde por isso deixo a vida cumprir seu papel, de me mostrar as minhas fragilidades, humilhar-me na prateia de pus e depois extinguir-me.

Irei completar mais alguns anos de "não-vida", receberei presente pela minha existência de amigos e familiares, até mesmo dos meus inimigos. Cada um cumprindo o seu papel social. Que lindo... E ainda receberei durante os anos que se seguem na infecção, um livro, abrirei e declamarei o roteiro do pus nos palcos infectados de bactérias, e depois descerei ao ultimo palco dramático de toda "não-vida", o túmulo. Feliz Aniversário, Reinaldo Sousa. Felicidades, Paz e Sucesso!

Reinaldo Sousa. 24 de maio de 2009.

4 comentários:

Diego Pinheiro: disse...

Sabe... Poderia, hoje podendo responder a pergunta de Ronaldo, que não me mato ao acordar porque tenho meta ou objetivo, talvez, seja isso... Mas a resposta é bem mais amaranhada em uma raíz profunda do que julgamos pensar. E tem toda razão, Rei. Até hoje não temos essa resposta, digo a verdadeira resposta, aquela que só respondemos a nós mesmos, e quando estamos sozinhos... no escuro.

Ah, falando em aniversários, dá um saque em um texto, lá no blog, entitulado: "O Dia do Mesmo". E falando em metas e em falsas respostas, dá um saque, lá no blog (rsrs), em um texto entitulado: "Só a Porta Importava".

Abraços, Rei

César Neto disse...

As realizações são sangue que irrigam as nossas vidas de sentindo. Se sentir dessa forma, é normal, para quaisquer um que se movimente socialmente, ainda mais para um ativista amobiental. Meu caro, só lhe resta a esperança que muitos anos lhe restam ainda e você poderá ou não inflamar multidões. Parabéns, Reinaldo! Feliz Aniversário.

Ps.: Texto demasiado crítico e exagerado. Você tem feito muitas coisas util a muita gente.

Gil disse...

passei p/ visita-lo.

Anônimo disse...

meu rei...
vc e suas bactérias infeccionaram meu coração...porisso estou presa a essa amizade louca até hj ( e para sempre)!!!! rsrsr..
Bjs meu rei, felicidades e ops.. esculpe o atraso!